Quais alimentos podem ir na composteira?

Essa, sem dúvida, é uma das primeiras perguntas (senão a primeira) feitas por quem começa a fazer compostagem em casa. E a resposta mais correta é: depende!

Para saber o que você pode ou não colocar em sua composteira, vai depender do tipo de compostagem que você vai fazer. Para um minhocário, por exemplo, há alimentos, como as frutas cítricas, que não podem ser colocados em excesso. 

Já no processo em leiras há mais flexibilidade e é permitido colocar quaisquer restos de alimentos, incluindo carnes.

Veja o que pode em cada tipo de compostagem:

MINHOCÁRIO (OU VERMICOMPOSTAGEM)

Nesse tipo de compostagem, são utilizadas minhocas além dos microrganismos naturais para digerir a matéria orgânica e acelerar o processo de decomposição. 

O uso de minhocários para tratar resíduos orgânicos é muito utilizado em apartamentos ou outros locais com restrição de espaço.

O que pode ir no minhocário?

  • Restos de alimentos: Cascas de frutas e vegetais, restos de salada, cascas de ovos trituradas, pão velho, etc.
  • Aparas de jardim: Folhas, galhos pequenos, grama cortada, flores murchas, palha, aparas de árvores e arbustos, etc.
  • Resíduos de jardinagem: Plantas inteiras que foram colhidas ou podadas, plantas daninhas que não estejam produzindo sementes, restos de culturas, etc.
  • Resíduos de café e chá: Borra de café, saquinhos de chá, folhas de chá, filtros de café de papel não branqueado, etc.
  • Resíduos de papel: Papel não revestido, papelão, jornais, toalhas de papel, guardanapos de papel, etc. É importante evitar papéis com revestimentos, como papel brilhante ou fotográfico.
  • Materiais de jardim: Serragem não tratada, aparas de madeira, palha, folhas secas, etc.
  • Cascas de nuts: Cascas de nozes, amêndoas, castanhas, etc.
  • Resíduos de cozinha: Guardanapos de papel não contaminados com produtos químicos, filtros de papel não branqueado, palitos de dente de madeira, etc.
  • Resíduos de plantas aquáticas: Plantas aquáticas removidas de lagoas, tanques ou aquários.


Frutas cítricas, alho, cebola, carne, peixe, queijo, alimentos cozidos, salgados e doces NÃO podem ser colocados no minhocário (a menos que em porcentagem mínima)!

LEIRAS

As leiras são sistemas de compostagem em forma de pilhas longas e estreitas em que os materiais orgânicos são dispostos em camadas alternadas, permitindo a entrada de ar e a decomposição aeróbicas. As leiras são viradas periodicamente para promover a aeração e garantir uma decomposição adequada.

Há também o método de leira estática de aeração passiva, desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que são semelhantes às leiras tradicionais, mas não são viradas ou revolvidas em mínima parte.

Ainda há a opção de leiras aeradas, sistemas que fornecem uma aeração controlada por meio da passagem de ar forçada, feito por meio de tubos de aeração ou sistemas de sopradores de ar.

O que pode ir nas leiras?

As leiras são ainda mais flexíveis. Nelas, é possível jogar, além dos itens citados no minhocário, outros restos de alimentos como frutas cítricas, alho, cebola, carne, peixe, queijo, alimentos cozidos, salgados e doces. 

Ricos em carbono, esterco de galinha, cascas de verduras e frutas, folhas de árvores verde, aparas de grama, palhas ou serragem grossa também são bem-vindos na compostagem em leiras.

COMPOSTAGEM EM PILHAS

É semelhante à compostagem em leiras, mas utiliza uma estrutura mais compacta. É um sistema mais simples e requer menos manejo em comparação às leiras.

O que pode ir na compostagem em pilhas?

Como o método é semelhante ao de leiras, a compostagem em pilhas também pode receber quaisquer restos de alimentos.

Contratando o nosso serviço de coleta seletiva de resíduos orgânicos e recicláveis, você pode descartar todos os restos de comida, pois nossos parceiros utilizam o método de compostagem em leiras. Dessa forma, você praticamente elimina os resíduos que vão para aterros sanitários (exceto resíduos do banheiro e embalagens não recicláveis). Para verificar se já estamos ativos em sua região e demonstrar interesse em nosso serviço de coleta seletiva para sua residência, empresa ou evento, visite nossa página: https://realixo.com.br/

Fontes:

  • Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos (Sesc/SC)
Compostagem Método UFSC – leira estática aeração passiva
Compostagem: o que é, como fazer, cheiro ruim e mais dúvidas

Autor: Marcello De Vico, jornalista, produtor de conteúdo, redator SEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *