Gerenciar adequadamente os resíduos em eventos não é apenas uma ação de consciência ambiental; agora é uma obrigação legal!

A Lei N° 17.806, de 17 de outubro de 2023, define exigências, obrigações e diretrizes para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados, a serem realizados no Estado de São Paulo, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para efeitos desta lei, considera-se gerenciamento adequado de resíduos sólidos o conjunto de atividades exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas pós-geração de resíduos, contemplando as ações relacionadas ao descarte correto, coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma da legislação.

O cumprimento das obrigações e exigências desta Lei recai sobre os organizadores dos eventos, os estabelecimentos onde serão realizados e os fornecedores dos materiais e produtos que gerem resíduos.

Os organizadores ou os estabelecimentos onde serão realizados os eventos têm a obrigação de oferecer a estrutura necessária para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelos participantes, bem como incentivá-los a fazer o descarte correto.

Nós da Realixo oferecemos um serviço completo de gerenciamento de resíduos em eventos de pequeno, médio e grande porte. Oferecemos também serviços de limpeza em eventos com uma equipe especializada. Visite a nossa página de gestão de resíduos em eventos para saber mais: https://realixo.com.br/lixo-zero/

Os eventos públicos, privados ou público-privados deverão respeitar a ordem de prioridade estabelecida no artigo 9° da Lei Federal n° 12.305/2010, priorizando as ações voltadas à não geração e à redução da geração de resíduos.

Este ponto está incluído no nosso trabalho de gestão de resíduos com os organizadores de eventos, durante a fase de planejamento do mesmo. Através de uma ou mais reuniões online e através de whatsapp, ajudamos os organizadores de eventos a selecionar embalagens e outros insumos que possam ser reciclados, compostados e reutilizados, reduzindo ao mínimo a quantidade de rejeitos (residuos sem reaproveitamento).

Para efeito de aplicação desta Lei, consideram- se eventos:

I – shows e festivais musicais;

II – festas e manifestações culturais;

III – congressos, seminários, workshops, feiras, convenções, encontros corporativos e congêneres;

IV – campeonatos esportivos de qualquer modalidade

Já trabalhamos em muitos eventos, gerenciando de forma responsável e ecológica os resíduos produzidos. Os nossos clientes amam o nosso trabalho e sempre nos contratam para todos os eventos deles. Na arte em baixo, pode ler as avaliações de alguns dos nossos clientes organizadores de eventos:

A obrigação da destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados nos eventos deverá considerar a participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, preferencialmente a outras soluções ou parcerias.

Na Realixo, todos os resíduos separados através da coleta seletiva e recolhidos durante os eventos são doados a uma cooperativa de catadores. Desta forma, promovendo a reciclagem, ajudamos a economia de uma das classes sociais mais desfavorecidas da sociedade e diminuímos a pressão ambiental causada pela utilização de matérias-primas virgens.

Nosso trabalho de gestão de resíduos em eventos não se limita à duração do mesmo, estendendo-se além e englobando o planejamento e pós-evento. Nos dias seguintes, transportamos os resíduos orgânicos (restos de alimentos, guardanapos sujos, talheres de madeira…) para uma horta urbana, onde serão transformados em adubo através do processo de compostagem. Esta técnica de reciclagem reduz a emissão de metano que os resíduos orgânicos misturados com outros resíduos produzem se descartados incorretamente, além de regenerar a terra através da produção de um adubo rico em nutrientes.

Cabe aos organizadores, aos estabelecimentos onde serão realizados e aos fornecedores informar e orientar os participantes, usuários e o público-alvo dos eventos sobre o correto descarte dos resíduos gerados, incluindo os materiais e os meios de comunicação utilizados para divulgar o evento.

A presença da nossa equipe durante o evento é fundamental para garantir um atendimento eficiente e um bom resultado da separação.

Graças ao planejamento da frequência das coletas, os nossos colaboradores garantem que as lixeiras nunca fiquem completamente cheias no local do evento, permitindo que o público sempre deposite o seu lixo no local apropriado. Além disso, a nossa equipe de gestão de resíduos está sempre disponível para responder dúvidas e curiosidades sobre a coleta seletiva, e sobre o destino dos resíduos após o evento. Considerando que um evento lixo zero é novidade e que a imensa maioria da população ainda não entendeu como fazer a separação correta, a nossa equipe fará uma triagem do material coletado para garantir um melhor aproveitamento dos resíduos.

Em até 48 horas após o término do evento, enviamos um relatório com o resultado de resíduos recicláveis e orgânicos que coletamos, separamos e encaminhamos aos nossos parceiros. Se desejar, podemos divulgar esses números em uma postagem em collab no Instagram e nas outras redes sociais. A Realixo tem um excelente engajamento!

Aqui você pode ler a lei completa!

Os resíduos do seu evento, agora, são da sua responsabilidade. Entre em contato conosco para receber um orçamento em poucas horas e dormir um sono tranquilo em relação à limpeza do espaço e gerenciamento correto dos resíduos!

Clique aqui para conversar no WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *