De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. O Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, segundo dados da ONU.
Enquanto cerca de 19 milhões de brasileiros estão passando fome, o desperdício de comida no país poderia alimentar 12 milhões de pessoas por ano. Estes são dados de dois estudos publicados em 2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. E mostram que o desperdício de alimentos é um grave problema ambiental e social que precisamos combater com urgência.
Segundo dados do Instituto Akatu, em 2016, o Brasil estava entre os 10 países com o maior índice de desperdício de alimentos.
Para enfrentar esse problema, medidas como a implementação de políticas públicas, a promoção de boas práticas na produção e distribuição de alimentos e a conscientização da sociedade sobre o problema do desperdício de alimentos são fundamentais.
Compre menos, compre comida de qualidade melhor, fresca, local, orgânica. E claro, composta os seus residuos orgânicos ou contrate uma empresa que realiza esse serviço com muita eficácia, a Realixo.