Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “o consumo consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos ou serviços: o meio ambiente, a saúde humana e a animal, relações justas de trabalho, além de questões como preços e marcas”.
Diante disso, que tipo de consumidor é você? Do tipo que compra todas as vezes que vai ao shopping (mesmo quando não há necessidade) e não pesquisa a procedência do produto? Ou antes de você comprar, pesquisa sobre os materiais que estão na composição, sobre a mão de obra utilizada e se a empresa que oferta os produtos (ou serviço) tem ações para diminuir a sua pegada ecológica, e ainda se questiona se está realmente precisando de tal item?
Somos bombardeados de anúncios que nos dizem a todo instante que nossos celulares, roupas, carros e até nosso estilo de vida está ultrapassado.
Então saímos e compramos tudo outra vez, para nos sentirmos atualizados e conectados com outras pessoas que estão fazendo o mesmo, pois não queremos ficar para trás.
Para muitas pessoas, o ato de consumir está associado à realização pessoal e à felicidade. Mas e se essas pessoas conhecessem outra forma de alcançar tais sensações, sem necessariamente consumir algum produto?
Sair com familiares, amigos, passear com o pet, aderir a um novo hobby, praticar atividade física… enfim, são infinitas as opções de atividades que podem proporcionar felicidade, sem necessariamente consumir algum produto.
Para algumas pessoas, colocar em prática o consumo consciente pode ser um desafio, então separamos 5 dicas para serem testadas na prática:
1. Pense bem antes de comprar.
Faça questionamentos como:
É algo que eu realmente quero?
Já tenho algo parecido ou que faz a mesma função em casa?
Qual é a durabilidade deste produto?
Eu compraria isso mesmo que não estivesse em promoção?
2. Avalie os impactos de seu consumo.
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
3. Compre de empresas locais.
Comprar de um pequeno empreendedor é uma forma de apoiar uma produção mais equilibrada.
O produtor local não tem a mesma força de produção que uma grande empresa possui.
Tomar café na padaria mais próxima, comprar das lojas que estão perto da sua casa, ir à feira do bairro, entre outros.
São atitudes simples, mas que geram um impacto enorme na sua comunidade e no planeta.
4. Reutilize.
Reutilize produtos e embalagens: não compre outra vez o que você pode consertar, transformar ou reutilizar.
5. Divulgue o consumo consciente.
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente.
Colocar o consumo consciente em prática é lembrar que apesar do nosso planeta ser maravilhoso, os recursos dele são finitos. Por isso, precisamos consumir gerando um menor impacto ambiental, evitando excessos e desperdícios.
Gostou das dicas? Comente aqui embaixo o que você já colocou ou vai colocar em prática, em prol de um planeta mais saudável e sustentável.
Autora: Fabiana de Sousa Pinto
Psicóloga apaixonada por sustentabilidade e adepta ao minimalismo, acredita que pequenas/grandes mudanças fazem a diferença, e que cada um (dentro das suas possibilidades e realidade) pode fazer algo para tornar esse mundo mais saudável e sustentável.