Atualmente, muitas pessoas se consideram minimalistas, veem na vida uma forma mais objetiva e simples de ser. Mas afinal, o que é este movimento?
Neste vídeo explicamos o que é minimalismo e separamos algumas dicas de como colocar o movimento em nossas vidas.
Continue acompanhando o conteúdo se você deseja conhecer mais sobre este estilo de vida.
O minimalismo refere-se a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos do século XX e, além de ser referência nesses meios ao longo de anos, hoje uma parte considerável da população incorpora este estilo de vida com o intuito de viver com mais leveza, praticidade e autoconhecimento.
Convém saber que quem vive dessa forma tem como objetivo diminuir consideravelmente o que possui, adquir apenas elementos que verdadeiramente necessita. Comprar além do que precisa é considerado perda de tempo e dinheiro. Pessoas minimalistas possuem hábitos como deixar de ter dívidas, observar o que consome e ser crítico quanto à forma de consumo.
Visto que estamos vivendo na era do consumo, os produtos tornaram-se menos eficientes e mais descartáveis. Hoje podemos comprar mais com menos, no entanto, quem está pagando essa conta no final? Fica a reflexão.
Em detrimento do nosso bem estar e de fazer a diferença no meio ambiente, separamos aqui 5 dicas para começar a ser minimalista.
1º Escolha uma área para começar: Faça uma coisa por vez. Você pode começar organizando partes diferentes do seu quarto (primeiro o armário, depois mesa de cabeceira) e assim fazendo um cômodo por vez. Depois da casa, você pode ir para a sua vida financeira, sentimental e assim por diante. Comece pelas maiores necessidades.
2º Atenção nas suas compras: Primeiro resolva tudo que você já tem, depois você pensa em comprar outras coisas. Você não precisa trocar todo o seu guarda roupas para comprar apenas roupas neutras, por exemplo. Foque no que você já tem.
3º Não se compare: Cada um tem o seu tempo e seu processo. Compare-se com quem você era no passado, mas não com outras pessoas.
4º Compre com qualidade: Comprar produtos de qualidade e com maior durabilidade faz mais sentido do que comprar várias coisas baratinhas que são descartáveis.
5º A opinião dos outros é apenas a opinião dos outros: Leve isso para tudo da sua vida. Coloque um filtro. Minimalismo é libertação, não se importe com o julgamento dos outros, faça por você.
E você, já se imaginou sendo minimalista? Ou percebeu que você já o pratica?
Para lhe ajudar a entender um pouco mais acerca desse tema, assista nosso vídeo na íntegra.