Embalagens sustentáveis

As embalagens sustentáveis são uma alternativa para o uso do plástico e são uma solução para reduzir os danos causados pelo descarte das embalagens convencionais. Dentre os materiais mais utilizados para fabricação dessas embalagens estão o papel reciclado, a fibra de coco, o vidro e o plástico biodegradável.

O conceito de embalagens sustentáveis envolve o material utilizado para sua fabricação, que deve ser orgânico e/ou reciclável e/ou biodegradável. O modo de produção deve ser com uso reduzido de recursos naturais e energia e, após o descarte, o material deve causar o mínimo de impacto ambiental possível.

Embalagens recicláveis

Nessa categoria, a mais comum é a embalagem de alumínio, que apesar de depender da atividade mineradora, é vista como uma alternativa sustentável, considerando que o alumínio é um material infinitamente reciclável. Além disso, é considerada uma embalagem eficiente, pois o alumínio funciona como uma barreira contra a luz, umidade e impurezas, garantindo assim, o consumo seguro dos produtos e o aumento de sua vida útil.  

Embalagens reutilizáveis

As embalagens de vidro, além de poderem ser recicladas diversas vezes (quando descartadas corretamente) são as mais facilmente reutilizadas, até mesmo em casa, pois não há liberação de substâncias tóxicas. São consideradas uma das embalagens mais sustentáveis, pois o vidro é um material com maior vida útil, o que consequentemente reduz a necessidade de produção de novas embalagens e reduz o descarte de resíduos. 

Embalagens biodegradáveis

Essas embalagens são produzidas com matéria-prima de origem vegetal, como o bagaço de cana de açúcar, fibra de coco, cogumelos e fécula de mandioca. Uma das desvantagens dessas embalagens é que, a depender do material utilizado, o custo para produção é alto e pode comprometer a produção de alimentos. Além disso, há a restrição quanto à utilização dessas embalagens, pois em contato com a umidade podem se desmanchar, como é o caso da embalagem de fécula de mandioca.

Apesar de todas essas alternativas sustentáveis que apresentamos neste artigo, devemos lembrar que a forma mais eficiente de reduzir nossa geração de resíduos é repensando nosso padrão de consumo, por isso, atente-se à origem dos produtos que você consome e sempre que possível, escolha a opção mais sustentável. Sua forma de consumo também pode mudar o destino do Planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *