Como compostar seus resíduos orgânicos e ajudar o meio ambiente?

A compostagem nada mais é do que o processo de decomposição correto dos alimentos, são várias tecnologias que buscam aumentar a eficácia dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos e o resultado é um composto orgânico cheio de nutrientes que serão usados como adubo fortalecendo as plantas. Visto que o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico anualmente e apenas 1% do que é descartado é reaproveitado, é preciso começar a repensar a forma como esses materiais são cuidados. 

Como os resíduos orgânicos geram o que chamamos de gás metano ele acaba influenciando negativamente o aquecimento global, uma vez que este é um dos gases de efeito estufa mais agressivos. Ademais, as leis ambientais recomendam que os resíduos sejam reduzidos e uma das soluções é retomá-los a cadeia de produção, a compostagem é uma das ferramentas para reintroduzir o que iria para aterros, lixões a céu aberto e incineradores. 

Uma das formas das pessoas conseguirem fazer ações positivas no mundo é começar pelos resíduos. Deixe-me lhe fazer uma pergunta, você já procurou por pátios de compostagem na sua cidade? Como funciona o sistema de coleta de resíduos orgânicos em seu bairro? O fato de você encaminhar seu resíduo para o local correto já faz uma diferença significativa, pois o gás metano que seria gerado é transformado em energia elétrica, por exemplo. Infelizmente na maioria das vezes não é percebido o quanto cada pessoa pode fazer pelo meio ambiente. 

Se você deseja entender melhor como funciona a compostagem, deixamos um vídeo aqui que explica como funciona uma compostagem de médio porte, a qual utilizamos para compostar os resíduos dos colaboradores da Realixo. Quando fala-se de composteiras domésticas refere-se a uma compostagem em menor escala, que pode ser feita no conforto da sua casa, ela normalmente precisa de caixas e pode conter minhocas ou não. Ela funciona, tal qual a composteira do vídeo com um processo aeróbico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *