6 dicas do que fazer para ajudar a diminuir a crise climática

O Planeta Terra pede socorro, e as enchentes no Rio Grande do Sul reforçam o que cientistas e especialistas já vêm alertando há algum tempo: a crise climática existe e vai continuar aumentando caso nós, seres humanos, não mudemos a nossa atitude.

Para contribuir para um planeta mais saudável, todos nós podemos adotar práticas simples no nosso dia a dia. A Realixo traz cinco dicas do que podemos fazer para ajudar a diminuir a crise climática:

Adotar uma dieta mais sustentável

A produção de carne é uma das maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa, além de demandar grande quantidade de água e terra. Reduzir o consumo de carne e derivados, optando por uma dieta mais baseada em plantas, pode ter um impacto positivo considerável no meio ambiente. Também é importante valorizar os produtos locais e da estação, reduzindo o transporte e, consequentemente, a emissão de poluentes.

Reduzir o consumo de plásticos

O plástico é um dos grandes vilões quando o assunto é poluição ambiental, especialmente nos oceanos. Portanto, opte por produtos reutilizáveis quando for usar canudos, sacolas de compras e garrafas de água, por exemplo. Além disso, escolha embalagens recicláveis ou biodegradáveis sempre que possível.

Aumentar o consumo de produtos agroecológicos

A agroecologia traz vários benefícios, como: produção sustentável, menos agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, melhoria da qualidade do solo, ausência de transgênicos, e segurança alimentar, além de oferecer um trabalho mais seguro e uma economia mais sustentável. De forma breve, o consumo de produtos agroecológicos não apenas beneficia a nossa saúde, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da agricultura.


Economizar água e energia

Dê cada vez mais atenção a pequenas mudanças nos hábitos diários como: fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos mais curtos, usar lâmpadas de LED e desligar aparelhos elétricos da tomada quando não estão em uso. São medidas simples que podem levar a uma grande economia de recursos. Se tiver condição e quiser avançar um pouco mais, considere investir em energia renovável, como painéis solares, medida que contribui significativamente para a redução da pegada ecológica.

Usar meios de transporte mais sustentáveis

Consegue andar a pé para se locomover pela sua região? Ande. Tem uma bicicleta? Use-a sempre que possível. Dá pra deixar o carro na garagem e usar transporte público? Pense na ideia. Além de serem opções mais ecológicas, contribuem para reduzir tanto o trânsito como a poluição do ar. Para distâncias maiores, considere compartilhar o carro com outras pessoas. Outra boa opção para os dias atuais são os veículos elétricos, cada vez mais acessíveis.

Compostar

Carro-chefe da Realixo, a compostagem beneficia o Planeta (e o próprio ser humano) de várias formas. Ela reduz a quantidade de resíduos que são enviados para aterros sanitários, evitando a liberação de metano, um gás extremamente tóxico; reduz a dependência de fertilizantes químicos; ajuda a preservar a biodiversidade e a saúde do solo; e ainda é a melhor opção de adubo para você utilizar na agricultura, na jardinagem e no paisagismo, melhorando a saúde do solo, aumentando sua capacidade de retenção de água e promovendo o crescimento saudável das plantas.

Portanto, se você ainda não pratica a compostagem, pense na possibilidade. Se está sem tempo ou não tem onde instalar uma composteira, nós da Realixo oferecemos um serviço de coleta seletiva de resíduos compostáveis e recicláveis para o seu apartamento, empresa e evento. Recolhemos os seus resíduos orgânicos toda semana e transformados em adubo através da compostagem. Consulte o melhor plano pra você! 

Autor: Marcello De Vico, jornalista, produtor de conteúdo, redator SEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *