Compostagem é quando microrganismos degradam e transformam a matéria orgânica em húmus através do processo natural de decomposição, ou seja, quando o resto de comida se transforma em adubo para plantas, valorizando a matéria orgânica, reciclando o lixo orgânico e diminuindo a quantidade de descarte em aterros.
Cerca de 40,5% de todo o alimento produzido diariamente no Brasil vai paro o lixo e vira agente poluente em lixão e aterro gerando alta contaminação ao meio ambiente.
O resto de comida que vai parar nos lixões e aterros controlados entram em decomposição e se transformam em um gás chamado metano, que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e, consequentemente, pelo aumento do aquecimento global.
O efeito do aquecimento do gás metano é 84 vezes maior do que o do dióxido de carbono presentes no efeito estufa 21 vezes mais poluentes que o carbono.
A falta de informação faz com que a população acredite que descartar sobra de alimento não contribui com os problemas do Planeta.
A compostagem tem inúmeros benefícios que vão além da ecologia e atingem também a saúde humana uma vez que compostar diminui a quantidade de lixo descartado nos lixões, protege o solo contra degradação, evita a formação de gases poluentes, melhora a condição de saúde da população, produz adubo natural que é extremamente rico em nutrientes para as plantas, além de ser um comportamento que gera reflexão sobre nosso consumo, o quando consumimos, o que consumimos e o que fazemos com o que sobra de tudo aquilo que a gente consumiu.
É inevitável que a pessoa que começa a separar o resíduo orgânico para a compostagem acabe mudando seus hábitos para uma vida mais sustentável, principalmente quando comparado a quantidade de resto de cascas com a quantidade de embalagens por exemplo.
Essa pequena atitude faz com que a alimentação seja mais rica, mais viva, que as escolhas sejam mais leves e que a vida seja mais harmônica.
E você? Já é adepto a compostagem? Se ainda não é, repense sobre seus hábitos de consumo e como pequenas ações comunitárias podem ajudar nosso Planeta.
Nós da Realixo, disponibilizamos um baldinho além de quatro sacos biodegradáveis por mês mais nosso serviço de coleta residencial para que você possa separar seus resíduos e colaborar com o meio ambiente sem sair da sua rotina e do conforto da sua casa. Entre em contato com a gente!
No vídeo abaixo, uma conversa sobre compostagem com a Viviane, da Ibi Terra Viva, e o Theo, da Co.Urb Compostagem.
Se quiser se aprofundar mais no assunto e entender os diferentes tipos de compostagem, o que pode ou não ser colocado na composteira, se ela gera cheiro ruim e outras curiosidades, confira este outro artigo que escrevemos!
Para qualquer dúvida, deixe um comentário nesta postagem ou nos envie uma mensagem no WhatsApp!